Fundada na Suécia por Erling Person, em 1947 a H&M conseguiu ao longo do tempo construir uma imagem sólida e tornar-se uma das principais referências em moda urbana para muitos dos teenagers e jovens adultos em todo o mundo.
Procurando disponibilizar uma oferta variada a preços apelativos, a marca consegue um estrondoso sucesso nas vendas ao se propor ” reinterpretar ” algumas das tendências das grandes “grifes “.
A sua inspiração é multi-focal, e é realizada pela direcção criativa de Margareta Van Den Bosch responsável por recolher ideias tanto nas passerelles internacionais, como nas tendências de moda urbana mais visíveis nas ruas.
As próprias escolhas das celebridades e figuras pública conhecidas internacionalmente nos media são fortemente exploradas pelo grupo empresarial, no sentido de criar um produto que pelas suas características únicas vá ao encontro das preferências dos consumidores no geral e em particular no seu público-alvo: a faixa etária 20-30 anos.
No início, aquando do seu surgimento, a marca tinha uma outra designação- Hennes e consistia basicamente numa linha de pronto a vestir feminina, moderna e elegante. As constantes actualizações nas tendências e a rápida expansão da sua linha de produção que se deslocou para certos países da Asia, possibilita o acesso a uma mão-de-obra mais barata e competitiva, o que permite uma maior rapidez na disponibilidade nas lojas de novos artigos, provenientes de distintas coleções.
Desta forma ao invés das habituais duas colecções a marca consegue disponibilizar várias outras gamas distintas, garantindo uma oferta vasta e permanentemente actualizada. Em 1952 dá-se a inauguração do seu primeiro espaço comercial, na cosmopolita cidade de Estocolmo.
A expansão subsequente da empresa tornou-se um passo inevitável com um comprovado sucesso nas vendas e uma cada vez maior aceitação por parte dos consumidores e do seu público-alvo. Assim a Noruega, torna-se o país estrangeiro a receber a primeira loja H&M em 1964. Seguiu-se-lhe a Dinamarca que inaugura uma subsidiária da empresa, três anos depois.
O ano de 1968 marcaria ainda em definitivo a história do grupo, época em que adquire uma rede de estabelecimentos de roupa para homem, ” Mauritz Widforss” alterando a partir daí o seu nome para H&M, sigla que viria então a figurar o nome da marca.
Dois anos depois, arrisca investir no segmento de mercado de roupa infantil e juvenil, aposta essa, ganha à partida com uma total receptividade por parte dos seus clientes que acolheram com agrado as suas propostas irreverentes e originais, em vestuário para criança.
Na década de 70 a marca alarga a sua área de actuação passando a incorporar nas suas lojas um sector de acessórios e um alinha de cosméticos. Em 78 surge a primeira linha de roupa para bebés e começa a expansão comercial da marca para grandes mercados europeus já com uma sólida experiência e sucesso nas vendas.
Bélgica, Áustria e França são os mercados que se seguem nos anos 80 e 90 e em 1998 é inaugurada a sua plataforma de e-commerce online que viria a traduzir-se num acréscimo de lucro.
Ao permitir a compra através da Internet a todos os seus consumidores de forma práctica e tranquila no seu site, cumprido todos os critérios de segurança consegue expandir ainda mais o negócio, acompanhando a tendência crescente de procura de compra online, por grande parte dos consumidores.
Curiosamente, a grande crise na economia mundial que se instalou nos mercados a partir de 2007, pareceu não ter tido grande impacto nos lucros da empresa, que consegue os melhores resultados de vendas de sempre, precisamente no ano seguinte em 2008.
Neste ano, chega mesmo a ser inaugurada a sua primeira loja no Japão, mercado que se revelou promissor com uma forte adesão por parte do público mais jovem às tendências de moda oferecidas em cada uma das suas irreverentes colecções.
Gamas casuais para o dia- a-dia, perfilam lado a lado com linha clássicas e conservadoras de certa forma adequadas para um look demarcadamente profissional.
As propostas das linhas” trendy”, “western” e “sport” conquistam cada vez mais um tipo particular de clientes, jovens na faixa etária- 20/ 30 anos que se identificam com o aspecto mais moderno deste tipo de visual.
As colecções de lingerie e de roupa para dormir foram também elas uma aposta ganha pela marca, vindo a acrescentar valor no se segmento de mercado, ao disponibilizar modelos femininos, sedutores e simultaneamente joviais neste específico segmento de mercado.
Em 2011 é dado um novo passo arriscado que se revestiu de um tremendo sucesso comercial ao ser inaugurada a sua linha “Big is Beautifull” inteiramente dedicada a tamanhos grandes.
Coleções próprias da gama que começam no nº 50, revolucionamento de democratizam o acesso a moda de qualidade por parte de todas as mulheres mais com um corpo mais volumoso, mas que não descuram por isso a sua feminilidade e look pessoal.
Em Portugal o Outlet H&M está disponível nos seguintes endereço:
1) C.C. Loures Shopping
Avenida das Descobertas Loja nº A008
2670 Loures
Tel : 351-800200034
2) C.C. Loures Shopping
Avenida das Descobertas Loja nº A008
2670 Loures
Portugal
Tel : 351-800200034